João Paulo Prazeres
João Paulo Prazeres é soundpainter certificado internacionalmente e coordenador da Orquestra Pictofônica, além de saxofonista, flautista, compositor e improvisador.
Mestre em Música (Processos Analíticos e Criativos), Bacharel em Comunicação (Jornalismo) e Música (Composição Musical) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dedica-se, desde 2010, ao estudo do Soundpainting, tendo realizado diversas oficinas na área, inclusive cursos intensivos na Suécia com Walter Thompson, criador da linguagem, em 2012 e 2019.
Desde 2012, ministra oficinas e cursos de Soundpainting, tendo também promovido cinco residências artísticas na área.
Em 2015, estreou seu show Prazeres e Choros, com composições próprias, arranjadas para grupo instrumental.
Estudou treinamento auditivo, leitura e análise com Rubner de Abreu. Na UFMG, foi aluno de saxofone de Dilson Florêncio e de composição com Rogério Vasconcelos, João Pedro Oliveira e Sérgio Freire. Estudou também com os compositores eruditos mineiros Sérgio Rodrigo e Rafael Nassif.
Iniciou seus estudos de teatro no Galpão, em Belo Horizonte, onde foi aluno de Leandro Acácio e Gláucia Vandeveld. Colabora, desde 2018, com o diretor teatral Luiz Carlos Garrocho, realizando trilhas sonoras e desenho de som.
Em sua formação musical, incluem-se oficinas e cursos com vários nomes da música brasileira como Grupo Pau Brasil, Itiberê Zwarg, Mauro Rodrigues, Marcelo Pretto e outros.
Como instrumentista, atua em grupos como Astherion Trio (improvisação livre) e ao lado de artistas mineiros, como Rafael Macedo e Luiza Brina. Já atuou em grupos, como Criado Mudo (jazz), Choro pro Zé (choro), Graveola e o Lixo Polifônico, bem como nas big bands da UFMG e do CEFAR/Palácio das Artes.